Você já vestiu uma roupa e sentiu que ela não valorizou nada o seu corpo? Saiba que essa desarmonia pode estar ligada à cor da peça – talvez ela simplesmente não seja a cor que mais combine com você. Por isso, existe um estudo muito aprofundado e abrangente que trata somente de como as cores das roupas, acessórios e maquiagens impactam a aparência das pessoas. É chamado de coloração pessoal.
Então, isso mostra que, além de precisar se manter antenado com as tendências do mundo da moda, é também preciso ficar de olho nas combinações específicas de cores de roupas. Entretanto, elas reagem de formas muito diferentes entre as pessoas. Neste artigo, vamos te contar sobre como funciona o estudo da coloração pessoal e como você pode usá-la a favor da sua marca. Continue lendo:
O que é a coloração pessoal?
A análise de coloração pessoal, também conhecida como colorimetria, encontra as cores que mais harmonizam com as suas características físicas. Os estudos sobre coloração pessoal começaram no início do século passado, e se intensificaram em meados dos anos 80, com o livro de Carole Jackson, “Color Me Beautiful”. Carole trouxe os conceitos de primavera, verão, outono e inverno, que mais tarde foram expandido para 12 subdivisões.
Apesar disso, a colorimetria não se restringe à análise das cores de roupas: também pode ser aplicada a acessórios, maquiagem, cor de cabelo, e até mesmo cor de esmaltes.
Como funciona?
A técnica de coloração pessoal ajuda a encontrar as cores que valorizam as características da pessoa, ajudando-a a montar um look que harmonize com o corpo. Por isso, profissionais de consultoria de imagem realizam o procedimento utilizando cartelas de cores (que vão de acordo com as subdivisões que citamos) e, com o auxílio de um espelho, vão testando as cartelas com os clientes.
Então, para a análise são considerados a tonalidade da pele, cor dos olhos, traços do rosto, sobrancelhas, cabelo, etc. Assim, mas vale lembrar que essa não é uma ciência exata, ou seja, não há um resultado 100% determinante.
Como usar a favor da sua marca
Assim como você pode ver, a colorimetria tem uma grande importância na composição dos looks. Por isso, sua empresa pode investir em coleções específicas para cada subdivisão das cartelas de cores (verão puro, suave e claro; inverno puro, intenso e profundo; primavera pura, clara, intensa e outono puro, suave e profundo) ou então criar peças que possam fazer combinações entre si. Depois disso, claro, trabalhar para que as coleções ganhem uma divulgação que remeta ao conceito de colorimetria e da importância dela para a imagem pessoal dos seus clientes.
Dicas de criação de conteúdo
Afinal, coloração pessoal vai muito além das coleções da sua marca. Você também pode incorporá-la na criação de conteúdo dos seus canais digitais. Dessa forma, você pode criar interações e aumentar o relacionamento entre marca e seguidores. Veja algumas dicas de conteúdo que você pode desenvolver:
- Artigos de blog explicando o conceito e aplicabilidade da técnica;
- Materiais informativos sobre o tema, como folders, eBooks e infográficos;
- Publicações nas redes sociais dando dicas personalizadas de combinações para cada paleta;
- Parcerias com Personal Stylist para explicar, em formato de vídeo, como funciona a técnica (utilize recursos como o IGTV do Instagram ou as lives).
Este foi o nosso artigo sobre coloração pessoal e de como você pode usá-la a favor da sua marca. Gostou desse nosso conteúdo? Fique de olho em nosso blog para ler mais artigos como este. Até a próxima!