O processo de compra no varejo se reinventou com o advento da internet. Muitas lojas físicas migraram para o universo online, onde encontraram um ambiente propício para vender mais e se comunicar ainda mais com o seu público. Muitas lojas essencialmente digitais surgiram, trazendo grande concorrência para as lojas que somente mantinham a sua estrutura física. No entanto, há espaço para todas as marcas oferecerem o seu produto, basta saber divulgá-la da melhor maneira.
Mas você sabe como vender mais pela internet? Neste artigo, separamos 6 dicas para negócios de moda. Confira:
1 – Crie um e-commerce
E-commerce é, de maneira bem sucinta, a venda de produtos pela internet. O primeiro passo que você precisa dar para vender roupas online é criar um site onde os seus clientes possam comprar suas peças. Crie um ambiente otimizado, responsivo para mobile e que tenha a cara da sua marca. Crie um domínio próprio e layout diferenciado. Nessa etapa você vai precisar de ajuda externa, mas vai ser bastante vantajosa, porque o seu e-commerce poderá dar bastante frutos. Mas se você não puder estruturá-lo logo de início, opte por vendas através das redes sociais, por exemplo.
2 – Produza fotos de qualidade
Um dos maiores obstáculos para a venda de roupas online é a falta de sensorialidade que o ambiente digital dispõe. Não é possível ver as peças pessoalmente, sentir suas texturas e cheiros. Isso acaba sendo um grande limitador para esse nicho de e-commerce. As pessoas gostam de se conectar com a roupa, prová-la e experimentá-la. Portanto, capriche nas fotos: produza um conteúdo de qualidade, mostrando a peça de vários ângulos e com o máximo de detalhes possível. Opte por um editorial com modelos, pois dessa forma suas coleções estarão ambientadas de uma maneira mais real para o seu público.
3 – Aposte nas redes sociais
Agora que você já criou um site e já produziu as fotos, chegou o momento da divulgação. Para isso, as redes sociais são plataformas incríveis e muito necessárias nesse processo, pois é onde o seu público com certeza estará. Como o segmento de moda é extremamente visual, concentre suas forças no Instagram, publicando fotos, vídeos, stories e utilizando todas as funções que o aplicativo oferece para empresas. Essa rede é uma fonte direta de contato entre marca e cliente: você pode interagir com o seu público, postar novidades, tirar dúvidas, pedir opiniões e conhecer mais sobre as necessidades e desejos de quem segue o seu perfil.
4 – Desenvolva um planejamento de marketing
Mesmo que você venda peças impecáveis e tenha um visual muito atraente nas redes sociais e em seu e-commerce, falta um empurrãozinho da publicidade. É ela quem irá ajudar a sua marca a encontrar o seu público, e vice-versa. Portanto, destine um pouco da verba do seu caixa para anúncios patrocinados e compra de outras mídias – que irão depender intrinsecamente do planejamento de marketing que você fizer. Com uma agência de publicidade, você pode criar campanhas e organizar um planejamento de conteúdo que leve para as vendas e para o sucesso da sua marca.
5 – Busque por alternativas sustentáveis
O consumo consciente vem ganhando cada vez mais força dentro do mercado brasileiro. Diversas marcas estão aderindo a produtos e embalagens mais sustentáveis, com opções e processos que agridam menos o meio ambiente. E isso tudo vem em decorrência de uma longa e poderosa resposta dos consumidores. Eles estão mais ativos no processo de compra. Se importam com as questões ambientais, seguem uma filosofia de que “menos é mais” e querem assumir o controle do que compram e consomem. Por isso, pense em como você cria o que cria. Que processos podem ser mais sustentáveis e que opções de produtos você pode oferecer para esse tipo de público.
6 – Mantenha um bom relacionamento com seus clientes
Por fim, suas estratégias de nada vão funcionar se você não tiver um bom relacionamento com o seu público. Como estamos falando de vendas pela internet, as relações acabam sendo mais frias, pois não temos muita certeza da entonação e intenção de uma mensagem, por exemplo. Responder educadamente, procurar resolver conflitos, agradar com reposts, comentar em marcações e não demorar nas respostas são fatores-chaves para você manter uma boa comunicação com seus clientes. Lembre-se que uma boa imagem de marca é tudo!
Essas foram as nossas dicas de como vender mais pela internet. Nós esperamos que essas dicas ajudem o seu negócio a ir pra frente. Continue de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!