Como você deve saber, cada tecido passa por um processo específico de fabricação em sua composição. As estampas dão cores, personalidade e vida para as peças, e podem ser criadas de várias maneiras possíveis. Na aplicação para o tecido, não seria diferente: existem diversas maneiras de fazer este processo. A estampa em ácido, por exemplo, é feita por uma máquina de estamparia rotativa, que é muito diferente da estamparia digital.
Neste artigo, iremos abordar o conceito de estamparia rotativa e explicaremos o que é uma estampa em ácido. Continue lendo:
O que é uma máquina de estamparia rotativa?
A estamparia rotativa é um dos processos mais utilizados na produção de tecidos. Conseguem entregar rapidez e qualidade em todo o processo de estampa. Foi inventada na década de 60, possui cilindros que são perfurados e gravados por imagens pré-determinadas, que resultam em estampas corridas, ou seja, que ocupam toda a extensão do tecido.
É interessante ter em mente que a estampa rotativa é muito diferente da estampa digital. A rotativa tem o objetivo de atender à produção em grande escala. A estampa digital é parecida com a impressão em papel, por exemplo, e pode ser feita de duas maneiras: diretamente no tecido ou por meio do processo de sublimação. Mas como o foco deste nosso artigo é a estamparia rotativa, iremos atentar às características somente desse processo.
Tipos de estampas rotativas
Existem algumas técnicas dentro do processo de estamparia rotativa que se diferem. Elas são usadas para agregar valor ao produto, porém também vão de acordo com a necessidade de cada tecido que está sendo estampado. Enquanto a técnica de pigmentação, por exemplo, pode ser aplicada em qualquer tipo de tecido. Se encaixa melhor com tecidos feitos de algodão a técnica Puff (efeito em alto relevo e com um aspecto emborrachado).
Conheça o que é uma estampa em ácido
A estampa em ácido é uma dessas técnicas utilizadas na estamparia rotativa. É um processo desenvolvido exclusivamente para Poliamida, Nylon e Seda, geralmente para a moda praia e fitness, pois preserva a estabilidade e elasticidade dos tecidos, proporcionando extremo conforto ao vestir. A estampa em ácido torna os tecidos resistentes aos raios solares, à água e também ao atrito. Por isso, garante o aspecto de que o tecido está novo por muito mais tempo do que o normal. Além disso, o processo de estampa em ácido tem base em corantes, o que resulta em toque zero e cores vibrantes.
Estampa em ácido na Manatex
A Manatex possui uma série de estampas em ácido e que são atualizadas de acordo com as tendências mundiais. Temos uma equipe de designers e técnicos que fazem a criação de desenhos exclusivos, e que colaboram do início ao final do processo de estamparia com uma rigorosa avaliação. Dessa forma, podemos manter os nossos tecidos com qualidade e as estampas definidas.
Nossas coleções de estampas rotativas em ácido conferem maior durabilidade à peça, não havendo riscos de migração de cor e nem desbotamento no dia a dia. A linha Confort Beach é uma delas: fabricada com fios LYCRA®, é ideal para a moda praia, embora também seja muito usado no segmento fitness. Além da produção da estampa em ácido, possui a tecnologia SUN PRO UV, que confere proteção de 98% contra as radiações nocivas, bloqueando até FPU 50+.
Este foi o nosso artigo sobre o que é uma estampa em ácido. Quer ler mais conteúdos como este? Fique de olho em nosso blog. Até a próxima!