19 agosto de 2022

Estamparia digital em tecidos: tudo o que você precisa saber

A impressão digital é uma técnica de impressão cada vez mais difundida usada em todos os setores, inclusive na estamparia digital em tecidos.

Ela é hoje um dos métodos de personalização mais utilizados no setor da alta costura. Vale lembrar que a impressão têxtil oferece infinitas possibilidades de personalização.

É possível reproduzir qualquer tipo de imagem, desenho ou fotografia em diversas modalidades de tecidos, naturais ou sintéticos, com altíssima definição, obtendo resultados únicos e de alta qualidade.

Que tal conferir mais detalhes sobre essa técnica de impressão? Acompanhe a leitura desse super conteúdo que preparamos para você! 

O que é estamparia digital em tecidos?

Para entendermos o que é estamparia digital em tecidos, é interessante saber como funciona a impressão digital.

A estamparia que utiliza processos digitais é baseada em uma tecnologia que envolve o uso de eletrônicos para envio de arquivos digitais para a máquina de impressão, sem o uso de chapas ou matrizes.

Trata-se de um sistema de impressão que permite o envio de arquivos digitais de um computador pessoal ou outro dispositivo eletrônico para a impressora.

Os arquivos, transmitidos em formatos como PDF, TIF, JPG ou outros formatos gráficos, podem ser impressos em suportes de diversos materiais, como tecidos, papel, painéis rígidos, PVC, entre outros.

A tinta é impressa diretamente no material. Para uso doméstico, geralmente usam-se impressoras a laser ou jato de tinta, enquanto a impressão industrial para grandes formatos usa impressão UV, látex , solvente  e sublimação.

A impressão digital não requer o uso das chapas ou estênceis usados ​​para impressão tipográfica.

A eficiência e qualidade alcançadas hoje pelas tecnologias utilizadas permitem que ela seja aplicada em diferentes suportes e garante ótimo rendimento tanto em definição quanto em cores.

Entenda as vantagens da estamparia digital em tecidos

Alta qualidade e definição

Uma alta qualidade de impressão é um fator de extrema importância, pois vivemos em um mercado competitivo e os consumidores possuem níveis de exigência quanto a qualidade final do produto.

Nesse sentido, a estamparia digital em tecidos oferece várias vantagens, a começar pela alta qualidade e definição da própria impressão.

O processo é mais rápido e direto, e o cliente pode escolher online os modelos de estampas que deseja produzir.

Redução de custos

Uma consequência natural de seu uso é a redução de custos, pois as tintas de impressão digital têm preços mais baixos e oferecem cores mais vivas e brilhantes com tons praticamente infinitos.

As máquinas utilizadas para este tipo de impressão têm dimensões relativamente pequenas, ocupando um espaço vinte vezes menor do que o exigido pelas máquinas de serigrafia, e requerem menos água e tinta.

Isso ocorre porque a impressão digital utiliza cabeçotes de impressão que borrifa minúsculas gotas de tinta na superfície do tecido, o que permite uma economia significativa em comparação com os grandes volumes de água e tinta usados ​​durante a serigrafia rotativa.

Vasta possibilidade de cores

A estamparia digital em tecidos baseia-se em quatro tintas: Ciano, Amarelo, Magenta e Preto. Quando misturadas, podem reproduzir uma vasta gama de cores.

Este tipo de impressão é capaz de recriar qualquer cor, mesmo as tonalidades mais delicadas.

A imagem solicitada pelo cliente é recriada em qualquer tipo de tecido. Não existe limite no número de cores, devido à possibilidade de criar qualquer tonalidade de cor a partir de quatro tintas.

É interessante destacar que a maciez e elasticidade do tecido permanecem inalteradas, pois a impressão simplesmente colore as fibras, além de haver alta resistência à lavagem. 

Impressões sob demanda

Pelas técnicas tradicionais de impressão, é necessário imprimir grandes tiragens para que o valor final do produto seja viável em termos econômicos.

Com a estamparia digital em tecidos, você pode criar pequenas ou médias tiragens que valem para milhares de peças. Além disso, é possível fazer alterações nos designs escolhidos para impressão.

Isso significa que será utilizado menos material com a impressão personalizada e sob demanda, o que é um fator positivo para o cliente e para o fabricante.

Todo o fluxo de trabalho se torna mais simples com a impressão sob demanda, pois haverá menos estoque e menos desperdício, com custos menores de armazenamento.

Menos impacto ambiental

Cada vez mais as empresas que aderem à produção ecologicamente sustentável ganham pontos no mercado e passam mais credibilidade aos consumidores.

A impressão digital em tecido é uma técnica particularmente valorizada, pois, por não necessitar de solventes e diluentes, reflete maior sustentabilidade e menos impacto ambiental.

Ou seja, há menor liberação de poluentes em relação à serigrafia, pois não são utilizados certos materiais químicos.

O processo de impressão digital também tem um impacto menor no meio ambiente porque não produz águas residuais poluentes e permite economia significativa de energia e menores emissões de CO2.

 

A sua empresa já utiliza a estamparia digital em tecidos e precisa deste serviço?

Entre em contato conosco para fazer o seu orçamento!