Os filmes sobre moda geralmente têm como propósito mostrar um outro lado desse universo, como funciona os bastidores, de que forma as principais figuras desse segmento impactaram o estilo e as tendências mundiais com sua personalidade e criatividade acima da média.
Alguns desses filmes estão em nossa lista abaixo, separamos também documentários, pois muitos personagens tiveram sua história contada através deles. Leia até o final para saber mais sobre esse mundo que, indiretamente, afeta o cotidiano das pessoas!
Coco Antes de Chanel
O primeiro filme sobre moda da lista é da maior estilista do século XX, Coco Chanel, a obra retrata a história da órfã Gabrielle Bonheur Chanel e a construção de seu império, o qual veio através de uma revolução do estilo feminino da época, adotando diferentes formas de produzir roupas para as mulheres, como a libertação da silhueta apertada, por exemplo.
O Diabo Veste Prada
Esse clássico conta sobre uma jovem jornalista, Anne Hathaway, que acaba de conseguir um emprego em uma renomada revista de Nova York, a Runaway Magazine, como assistente da executiva Miranda Priestly, interpretada por Maryl Streep.
Entretanto o que parece ser um sonho para muitas pessoas acaba sendo uma experiência bastante difícil para assistente, pois a executiva tem uma personalidade forte e atitudes que desafiam a jornalista em sua permanência no novo trabalho.
Franca: Caos e Criação
O documentário é um retrato da memorável Franca Sozzani, que foi editora-chefe da Vogue italiana. O mesmo conta detalhes íntimos da vida pessoal e profissional da jornalista, a qual ficou conhecida por suas capas de revistas surpreendentes, quebrando as regras e fugindo do status que, além de definir o padrão para a moda por um longo período, Franca Sozzani expressou-se sobre questões significativas, como a violência doméstica, questões raciais, onde foi a primeira editora a realizar uma edição inteira com modelos negras, causas ambientais, e ainda questionava e ridicularizava mulheres que se submetiam a cirurgias plásticas.
Franca é uma figura extremamente marcante no cenário da moda e seu documentário é bastante interessante para quem busca mais conhecimento sobre o tema.
The Thue Cost
Outro documentário dessa lista, o The True Cost parte para um lado mais humano. A ideia ao produzí-lo foi buscar mostrar a realidade industrial da moda, o processo de fabricação das roupas, e, principalmente, as condições de trabalho das pessoas, afinal, só vemos as peças no final desse processo, quando já estão expostas em manequins e prontas para a venda.
O documentário foca mais nas péssimas condições de trabalho, o descaso dos donos de fábricas com a segurança, direitos e saúde dos funcionários. Tudo isso de forma terceirizada pelas grandes marcas fashion, aumentando seu lucro através dos meios de produção.
Sex and the City – O Filme
Derivado da série que teve fim em 2004, temos mais um dos filmes sobre moda, que é um condensado de alguns episódios do seriado.
Ele conta a história de quatro amigas super divertidas e cheias de humor, que mesmo estando em uma faixa de idade que causa pânico em muitas mulheres, elas ainda acreditam no amor.
O filme propaga diversas marcas, e o seu lado fashion é de tirar o fôlego, uma verdadeira imersão no mundo da moda.
As patricinhas de Beverly Hills
Outro clássico da lista, as Patricinhas de Beverly Hills se passa em 1995 e tem como protagonista a adolescente popular e rica Cher Horowitz, interpretada pela atriz Alicia Silverstone, que após servir de cupido para dois professores solitários, tem o propósito de deixar popular uma garota nova de sua escola.
Porém nesse processo de cuidar da família e amigos, ela percebe que acabou deixando de lado os seus próprios sentimentos e emoções.
A Cinderela em Paris
Um clássico do cinema, cinderela em Paris conta sobre um fotógrafo, Dick Avery, que encontra a modelo ideal para trabalhos dos quais precisava, sendo o primeiro deles na cidade de Paris.
O filme transmite ingenuidade, talvez por conta de ter sido gravado nos anos 50. Sua narrativa é bastante simples e sem complexidade.
O que torna o filme marcante é a fotografia, a qual destaca de maneira única os pontos da cidade-luz, e sua trilha sonora.
Vale ressaltar que o filme serviu de inspiração para a série da Netflix “Emily em Paris” e é bastante interessante para quem gosta de apreciar os clássicos.
A moda é um assunto amplo, com muitas figuras marcantes, segmentos e eventos que já ocorreram. Os filmes sobre moda englobam alguns desses pontos numa tentativa de passar ao público como é funcionamento do mercado, as tendências e, principalmente, a capacidade de influência sobre as pessoas, as quais levam a sério e adotam os looks para ficarem parecidas ao máximo com as telas.
Para ter acesso a mais conteúdos da Manatex acesse o site e confira nosso blog, por lá os conteúdos sempre estão sendo atualizados com dicas do momento e assuntos interessantes!