08 setembro de 2021

Inbound Marketing: O que é? como aplicar na empresa

Cada vez mais empresas são vistas quase como pessoas por seus consumidores. O que o inbound marketing tem a ver com isso? Tudo! Essa estratégia de marketing, implementada principalmente nos meios digitais, tem como objetivo principal estabelecer uma conversa contínua entre uma marca e seus usuários. É uma forma não invasiva de comunicação marcada pela criação de perfis nas mídias sociais, em espaços para postagens de blogs nos canais oficiais, a produção de conteúdos em áudio e vídeo que sejam úteis para quem tem interesse no assunto que uma marca sabe falar… a lista de possibilidades é imensa, e nossa vontade te explicar melhor, também.

 

Inbound marketing vs. outbound marketing

 

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Desde quando você nasceu, seus olhos já viram muitos outdoors, seus ouvidos já escutaram muitos jingles e, em frente a uma TV, você já deve ter visto seu programa favorito interrompido na melhor parte para que os intervalos comerciais pudessem ir ao ar. Todas essas formas de comunicação têm em comum o fato de interromperem sua rotina. No horizonte, um outdoor interrompe a paisagem. No rádio, o jingle substitui aquela música que você queria estar curtindo. Durante muito tempo, essas alternativas eram as mais óbvias se você desejasse tornar sua marca ou seu produto conhecidos. Mas então, junto com a internet, uma possibilidade bem mais assertiva surgiu: o inbound marketing.

 

A persuasão é a chave

 

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Com a estratégia de inbound marketing, duas coisas muito importantes acontecem. A primeira é que você consegue conversar somente com quem tem real interesse sobre os assuntos que cercam sua marca, ao invés de ficar limitado, por exemplo, a “todas as pessoas que assistem o programa X”. A segunda coisa importante é que essa conversa não interrompe a rotina do seu consumidor. Ele é quem vai procurar por você no momento em que precisar de auxílio. Sua marca deixa de ser uma intrusa num momento de diversão e passa a fornecer elementos de informação e, por que não, de distração para quem quiser se conectar.

Ao se tornar amigo do seu cliente, vender um produto fica bem mais fácil. É quase natural: você confia nos seus amigos a ponto de escolher um produto ou serviço ao invés de outro só por conta da opinião dele. Mas para que a estratégia de inbound marketing dê certo, é preciso tomar alguns cuidados. Vale a pena ter um plano detalhado de como tudo será implementado e executado. Para isso, conheça bem os hábitos de consumo do seu cliente. Entenda a persona da sua marca: trace o perfil do comprador ideal, identifique os canais online onde ele está presente e comece a colocar sua marca nesses mesmos canais.

 

Faça uma boa execução da estratégia de inbound marketing

 

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Os canais podem ser diversos: redes sociais, e-mail, Youtube, Google… você precisa saber como trabalhar com cada um desses canais e então elaborar conteúdos relevantes de verdade para seu consumidor. Se você trabalha com moda, por exemplo, fale sobre tendências, sobre composição de peças ou ainda sobre a história da moda, sobre dicas de lavagem. Aproveite as dúvidas mais comuns de seus clientes para te inspirar na hora de elaborar esses conteúdos. E aqui é preciso sempre tomar cuidado para ser sincero: não vale apelar para os famosos “click baits”, conteúdos que têm um título apelativo mas que não combinam com o que é realmente tratado.

 

Não interrompa seu consumidor

 

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Para que o inbound marketing funcione, é preciso lembrar que o objetivo é não ser invasivo, então nada de colocar promoções, produtos ou divulgar serviços no meio do seu conteúdo relevante, ok? Pode ser difícil resistir à tentação, mas saiba que fazer isso pode espantar a pessoa que, num futuro próximo e no momento certo, iria comprar seu produto ou serviço. Encare sua produção de conteúdo como uma jornada: 

 

  • – Faça conteúdos mais genéricos, que respondem a dúvidas gerais, sem citar sua marca ou produtos. Crie uma conversa sincera;
  • – Para quem já estiver há algum tempo consumindo seus conteúdos, comece a fazer anúncios direcionados, conte novidades sobre sua marca por e-mail e, sutilmente, adicione na conversa seus produtos ou serviços;
  • – Agora, só com quem já está super engajado com você na etapa anterior, fale sobre promoções, ofereça cupons de desconto e converta essa pessoa em uma venda. 

 

Pronto! Com essas dicas, você já consegue começar a implementar uma estratégia de inbound marketing de sucesso. Lembre-se que, como você começará a conversar muito antes de poder vender seu produto, pode ser que demore algum tempo para que os resultados apareçam. Não desanime! Depois que eles começarem, seus custos com marketing diminuirão e seus clientes vão realmente gostar de você, e não ficarão chateados por você ter interrompido um momento de diversão deles. Não esqueça de acessar nosso blog para mais dicas!