Já imaginou os seus clientes além de comprarem peças suas, também usarem roupas com o nome da sua empresa? Pois é, isso é a tendência de logomania. Ela se tornou popular no início dos anos 2000, caiu em esquecimento e agora voltou com tudo como tendência de streetstyle. Bolsas, acessórios, e principalmente peças de roupas estampam os logotipos de marcas famosas, que estão sendo usadas com grande frequência.
Por conta disso, criamos este artigo para você conhecer mais a fundo sobre esse estilo que pode ser aplicado através de estamparia digital, sua importância e como você pode adaptá-lo para a sua marca.
O que é logomania?
A definição de logomania é bem simples: é o logotipo da sua marca sendo aplicado nas peças que você produz e vende. Pode ser através de estamparia digital. Essa tendência é criada para um público final que valoriza a marca que está comprando, se identifica com sua essência e quer se sentir parte dessa comunidade. A logomania não procura apenas fazer a divulgação da marca, mas sim criar o sentimento de pertencimento para os seus consumidores.
Como essa tendência começou
Nos anos 90, Dapper Dan se apropriou dos logotipos e símbolos das grifes Louis Vuitton e Gucci e levou-as para o streetstyle. Dessa forma, essa tendência começou a ser associada a uma linguagem do hip hop americano. Entretanto, a Supreme chegou e passou a usar a mesma técnica em suas coleções, atingindo um público mais underground. A popularização desse estilo foi chegando às próprias grifes, como Chanel, Levi’s, Fila… a lista de marcas que hoje usam esse tipo de estamparia é enorme. Você já deve ter visto uma bolsa da Louis Vuitton, por exemplo, com vários “LV” estampados nela, não?
Como aplicar na sua marca
Grande parte das empresas que utilizam a logomania são da área esportiva. Portanto, criam peças que podem ser combinadas com roupas casuais (e dessa forma, montar o estilo athleisure, que já explicamos sobre aqui). A sua empresa pode criar peças com o logotipo da sua marca estampado em uma camiseta, de maneira bem grande para ganhar destaque. Outra sugestão é deixar o logotipo bem pequeno, sendo repetido várias vezes na mesma peça, como se fossem marcas d’água. Ah, uma observação: essa moda pode ser usada em roupas de qualquer gênero.
Mas tenha cuidado!
Apesar de ser uma tendência muito usada por famosos, a logomania também pode ser usada com tom irônico e de brincadeira nas peças, beirando ao exagero. Depende de qual é o intuito de cada coleção e da inspiração do designer. Portanto, tenha assertividade e planeje muito bem o que você quer criar, que sensações quer trazer e como quer que o seu público reaja com a peça. Caso contrário, sua ideia pode ser mal interpretada.
E aí, deu para entender mais sobre como funciona a logomania? Aqui na Manatex nós produzimos tecidos com a logotipo da sua marca através do processo de estamparia digital. Se você teve interesse, entre em contato com a gente para conhecer nossas opções e modelos que contam com esse tipo de estampa.