Como está o marketing de relacionamento na sua empresa? É muito importante que uma marca consiga se comunicar de forma efetiva e assertiva com seus públicos. A base disso é como em qualquer relacionamento entre pessoas: ouvir e ser ouvido. Mas uma marca precisa ir além disso: ela precisa conhecer o que os seus clientes querem, pensam, precisam e desejam. Para dessa forma, poder ajudá-los e construir um relacionamento duradouro.
No blog de hoje, iremos falar sobre o marketing de relacionamento no mercado da moda, como ele funciona, sua importância e os fatores principais que você precisa manter a atenção para poder ter um ótimo relacionamento com seus clientes. Continue lendo:
Saiba primeiro o que é o marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento tem como objetivo falar com o seu público no momento certo, com estratégias que visam conquistar e fidelizar clientes. Além disso, é também uma ótima maneira de ajudá-los a se tornar advogados da marca (que é quando um cliente compra, interage, indica e defende o seu produto/serviço para outras pessoas).
Ele busca criar um relacionamento contínuo e progressivo com o cliente, que não termina na hora da venda. Essa ramificação do marketing não tem apenas o objetivo de aumentar o número de vendas. Na verdade, a sua preocupação é transformar cada venda em um relacionamento mais concreto e duradouro.
O marketing de relacionamento na prática
Uma pessoa que comprou o seu produto pode comprar novamente da sua marca de maneira mais fácil se você manter um relacionamento com ela. É claro que a qualidade do produto é um fator decisivo para o seu cliente – mas como ele possui várias opções no mercado ao seu favor, precisa de um “empurrãozinho” para continuar comprando da sua marca. É onde o marketing de relacionamento entra: interagindo com o seu cliente através de conteúdos relevantes e que façam sentido para ele. Dessa forma, a imagem da sua marca (se bem posicionada) fixa de maneira melhor na mente do consumidor, gerando uma maior lembrança em seu consciente quando ele precisar ou desejar o produto que você vende.
Saiba com quem você está falando
É essencial que você conheça quem é a sua persona, por mais que você saiba quem é o seu público-alvo. Esses conceitos são bem diferentes: enquanto o seu público-alvo é mais amplo e possui características demográficas muito similares, a sua persona é mais específica. Ela é a como se fosse uma personagem fictícia da sua marca, só que com informações reais. Você precisa saber quais são as dores e problemas dela, as implicações que levam ela a não comprar o seu produto ainda, quais são seus desejos, objetivos e necessidades. Dessa forma, você consegue se comunicar de maneira muito mais assertiva em todos os canais em que sua marca estiver presente.
Dê valor para os canais digitais
A sua marca possui um site? Alguma rede social? E o nosso questionamento vai ainda mais além: os canais digitais em que sua marca se encontra estão ativos? Possuem conteúdos de qualidade e uma equipe para fazer o gerenciamento? É muito importante, principalmente nos dias de hoje, que uma marca tenha presença digital. E por “presença digital”, não queremos apenas dizer em “estar na internet”. Esse significado vai muito além.
A presença digital de uma empresa consiste em como ela se posiciona na internet, como utiliza os canais digitais para se comunicar e se relacionar com os seus diversos públicos e o tipo de conteúdo que ela aborda. Devido a essa importância, separamos algumas dicas que você pode implementar dentro de suas estratégias. Confira:
Como melhorar o relacionamento com o seu cliente
- Defina o tom de voz da marca: a linguagem possui aspectos muito amplos e escolher a forma como você vai falar com o seu público faz toda a diferença. Terá um tom formal? Você usará linguagem mais coloquial? Irá usar gírias, memes? Esse passo é muito importante – por isso, conheça também como a sua persona se comunica.
- Configure mensagens automáticas: caso você não tenha uma equipe de atendimento pronta para atender os seus clientes nos canais digitais, defina mensagens automáticas. Dessa forma, o seu cliente não fica esperando o retorno tão impacientemente.
- Invista em e-mail marketing: o e-mail é uma ferramenta que traz muitas vantagens para a marca, e uma delas é o contato direto com o cliente. Você pode enviar descontos, promoções, lançamentos e demais novidades para os seus clientes (e aqueles que nunca compraram, mas que são possíveis consumidores).
- Capriche nas imagens: o mercado da moda é extremamente visual. Por isso, invista em sessões fotográficas, editoriais, catálogos, vídeos e tudo o que as redes sociais (e seu site) permitem.
Esse foi o nosso artigo sobre o marketing de relacionamento no mercado da moda e em como você pode aprimorar o seu relacionamento com clientes. A gente espera que esse artigo tenha te ajudado. Até a próxima!