25 outubro de 2021

Revistas de moda: 5 revistas para se inspirar nas coleções

Revistas de moda são sempre uma fonte de inspiração. Diversos estilos, épocas, conceitos e rostos se intercalam entre dicas, entrevistas, conteúdos ricos em texto ou, principalmente, fotografias. Algumas publicações são seculares, mas sempre frescas e influentes no meio. Outras, alternativas. Nacionais, internacionais. São muitas mundo afora, tantas que seria impossível mapear ou listar. Por isso, selecionamos cinco para que você comece a explorar esse universo e se inspire para criar suas coleções ou investir em novidades para seu negócio.

 

  1. Manequim

 

revistas de moda manequim

 

Abrimos a lista com uma revista brasileira desde as origens, famosa não só por falar de moda, mas também por trazer no seu interior moldes para que os leitores possam costurar peças diversas. Há ainda conteúdos sobre mercado: onde comprar, e por qual preço, determinados modelos. Por último, a revista se alimenta dos looks dos famosos para mostrar a temperatura do mundo da moda em sua forma do dia a dia. O título existe desde 1959 e atualmente é publicado pela editora Escala.

 

  1. Marie Claire

 

claire revistas de moda marie

 

A Marie Claire não é uma revista apenas de moda, apesar de ter o tema entre suas categorias. De modo geral, ela fala sobre temas ligados ao universo feminino, o que a torna uma ótima fonte de inspiração para além das tendências imediatas de cortes, cores e tecidos. Entender o mundo é estar um passo à frente das tendências e se antecipar, afinal, tendências nascem de comportamentos. A revista é francesa, fundada em 1937, mas possui uma versão brasileira publicada pela editora Globo desde 1991.

 

  1. V

 

revistas de moda V

 

A revista V ganhou este espaço em nossa lista de revistas de moda por ser, de certa forma, alternativa. De certa forma porque ela está ligada ao pop norte-americano e não tem edição no Brasil. Ela, porém, tem importância justamente por lidar com pautas que chegam ao Brasil através das indústrias da música e do cinema. Quem nunca quis se vestir como alguma cantora de algum videoclipe ou então usar um acessório que viu numa atriz por aí? Divas pop estampam capas e ensaios nas páginas da publicação, que existe em terras norte-americanas desde 1999. Por aqui, nós podemos acompanhá-la através do Instagram e do próprio site da publicação. O idioma pode ser uma barreira, mas que é facilmente superada pelas fotos que nos tiram do lugar e nos colocam para sonhar.

 

  1. ELLE

 

revistas de moda elle

 

A ELLE merece ser vista pela sua característica de quebrar paradigmas e ser pioneira em abrir espaço para diversas discussões através do seu editorial, de suas matérias e, lindamente, de suas capas. É uma revista de moda que abarca também temas ligados a estilo de vida e entretenimento. A revista também tem origem francesa, assim como a já listada Marie Claire, e existe por lá desde 1945. No Brasil desde 1988, a revista aqui traz a mesma característica de transpor para o mundo da moda discussões sobre corpos e comportamentos que pairam a sociedade de modo geral. Foi publicada primeiro pela editora Abril e é, atualmente, produzida pelas mãos do Grupo Papaki, agora com grande foco em produção de conteúdos digitais – uma tendência entre revistas de moda.

 

  1. Vogue

 

revistas de moda vogue

 

A Vogue entra nesta lista como uma das mais longevas e influentes publicações de moda do mundo. Surgida nos Estados Unidos em 1892, a revista se tornou, ao longo dos seus mais de cem anos, uma referência que praticamente a fez ser fonte de muitas tendências que surgiram e que surgem a cada dia. A publicação é um espaço disputado por estilistas, designers, modelos, fotógrafos, marcas… é, enfim uma grande vitrine que vive na corda bamba entre se manter nas tradições e trazer inovação ou ao menos acompanhar os movimentos de transformação da sociedade.

É justamente essa característica que faz a Vogue, com todas as suas belezas e contradições, ser uma ótima fonte de inspiração. A revista possui uma versão brasileira desde 1975 e atualmente é publicada pela join venture Edições Globo Condé Nast. No Brasil, a revista mantém a fama de trazer as tendências do mundo da moda em suas capas e reportagens, com todas as questões que afetam a versão americana e também várias outras revistas de moda.

 

Revistas de moda inspiram

 

As revistas apontadas aqui são apenas uma amostra dos inúmeros títulos, nacionais e internacionais, que existem. As mídias sociais nos permitem ter acesso a conteúdos do mundo inteiro, e isso pode e deve ser usado a nosso favor na hora de se buscar inspiração. No entanto, as revistas de moda ainda se mostram como um porto seguro para quando a necessidade de se inspirar bater à porta.

 

Não esqueça de conferir nossos outros conteúdos aqui do nosso blog, até mais!