O tecido Jacquard é utilizado para a produção de tecidos padronizados. É feito em teares, o que permite criar desenhos complexos e mais trabalhados. Essa técnica traz mais sofisticação e luxo para as peças, que podem ser variadas. É possível criar coleções de roupas e até mesmo elementos de decoração para a casa.
Neste artigo, confira como surgiu o tecido Jacquard, quais são seus benefícios e as possibilidades de criação a partir dele.
Como surgiu o tecido Jacquard?
O tecido Jacquard foi criado no final do século XVIII por um mecânico têxtil chamado Joseph Marie Jacquard (por isso o nome). Para desenvolver esse tipo de tecido, ele utilizou um sistema totalmente automatizado, que foi programado por cartões perfurados que seguiam o comando de entrelaçar os fios. Sendo assim, daria origem a uma padronização.
Como estamos falando do século XVIII, foi uma grande inovação para a época. Antes dessa invenção, os desenhos mais elaborados eram criados manualmente por tecelões. Com o tear automático, veio a possibilidade de criar tecidos em escala industrial. Agora, por conta da tecnologia, as máquinas evoluíram e o comando é automático, por meio de softwares que alimentam as informações nos teares.
Benefícios do tecido Jacquard
As peças que são desenvolvidas em tecido Jacquard geralmente são mais fortes e resistentes. Esse tipo de tecido costuma ser mais brilhante, dependendo da fibra, possuindo estampas e desenhos arabescos. É extremamente versátil, pois pode ser aplicado para os mais variados tipos de peças. Também traz sofisticação e beleza única, além do toque de luxo que é intrínseco à técnica.
Como agora é tudo feito digitalmente, os tecidos podem ser produzidos com muita rapidez e eficiência. Portanto, fica mais fácil criar desenhos mais elaborados e com cores mais diversas.
Onde o tecido Jacquard pode ser utilizado
Essa técnica é extremamente versátil e surpreendente. É utilizada para criar tecidos intrincados, que incluem brocado e damasco, assim como o poliéster e também o rayon. Os tecidos damascos são geralmente feitos de seda, linho ou algodão, sendo muito fino e produzido com apenas uma cor. Já o tecido brocado é mais pesado e grosso, feito com tear de Jacquard e tecido de cetim, geralmente com um padrão floral. O brocado costuma ser feito de seda, rayon ou nylon, e possui uma aparência mais oriental.
Os tecidos Jacquard podem ser utilizados em peças de roupas, almofadas, cortinas, tapetes, sofás, bancos, colchas e poltronas. Costumam aumentar o luxo de um ambiente, combinando com a decoração e contrastando com elementos mais simples.
Afinal, por que o tecido Jacquard é tão especial?
Se você ainda não se convenceu, aqui vão mais alguns benefícios. O tecido Jacquard tem um brilho contrastante e geralmente é mais alegre do que tecidos mais básicos. Essa técnica possibilita que sejam criadas padronagens mais complexas de entrelaçamento; tanto em tecelagem como em malharia.
A Manatex possui uma série de tecidos produzidos com a técnica Jacquard. A linha Feel Love, por exemplo, utiliza essa técnica misturada com fios de poliamida brilhante e opaca, para criar um jogo de luzes e efeitos no tecido. A linha Master, para lingeries, traz o Jacquard de maneira bastante sutil nos tecidos, com efeito sutil e delicado, sem alto relevo e não marcando as peças. Clique aqui e conheça todas as nossas opções em tecidos.
Este foi o nosso artigo sobre os benefícios do tecido Jacquard. Você já conhecia essa técnica? Achou interessante esse conteúdo? Então fique de olho em nosso blog para mais matérias como esta. Até a próxima!