Imagine muitos e muitos fios mais finos do que os de cabelo entrelaçados em uma complexa rede que forma um pano. Um tecido microfibra é exatamente isso. São fibras microscópicas que compõe qualquer tecido dessa origem. Além disso, os tecidos de microfibra são de origem sintética. Isso significa que vários compostos químicos feitos em laboratório se unem para formar as peças desse tipo, ao contrário dos tecidos de origem natural, como a lã ou o algodão. Mas quais são as vantagens da microfibra? Descubra agora.
Um tecido microfibra tem inúmeras utilidades
Por ter origem sintética, é possível controlar em laboratório vários tipos de compostos que vão formar os fios dos tecidos. As matérias primas têm nomes até comuns: podem ser de poliéster ou de poliamida. A proporção da mistura de fios feitos com esses dois compostos é que vai dar a diferença entre os vários tipos de tecido microfibra que existem. A poliamida dá ao tecido a capacidade de absorver mais líquidos, enquanto o poliéster é responsável pela elasticidade. E esse é um ponto muito importante.
Parceiros de limpeza
Panos de limpeza costumam ser feitos de microfibra por conta da maleabilidade que eles têm. Por serem bem tramados, eles não costumam soltar muito fiapos. Pelo contrário, são ótimos para uma limpeza leve ou para aquela mais pesada. Confira algumas das aplicações mais comuns dos tecidos microfibra na hora da faxina:
- Limpeza do chão;
- Remoção de poeiras;
- Secagem de pias;
- Aplicação de lustra móveis;
- Enceramento de carros;
- Limpezas delicadas.
Um tecido microfibra costuma se dar muito bem com produtos de limpeza, e também funcionam bem a seco. No mercado, existem opções totalmente lisas, algumas com texturas regulares e outras com cerdas que ajudam na captura das sujeiras. Cada uma têm a sua função, que poderá estar indicada na embalagem. Portanto, vale a pena prestar atenção.
Roupas de cama e mantas para se cobrir
Uma das características que tornam um tecido microfibra o ideal para roupas de cama é a baixa capacidade de causar alergias. Tanto pela ausência de fiapos quanto pela forma sintética, eles não se apresentam como fatores desencadeantes de crises alérgicas. Além disso, se a distribuição entre o poliéster e a poliamida estiver bem calculada, esses tecidos facilitam a evaporação do suor. Isso atrapalha a proliferação de ácaros e de mofos.
Outra aplicação da microfibra é em toalhas. Apesar de não serem tão comuns, elas podem ser uma ótima opção pelos mesmos fatores que as levam para as camas. Nessa mesma lógica, as mantas feitas de tecido microfibra são muito interessantes por serem ótimos isolantes térmicos e não terem um volume grande quando dobradas. Em outras palavras, isso significa que você terá uma mantinha super quentinha e fácil de ser guardada em lugares pequenos.
Vantagens na lavagem
Os tecidos microfibra são tão versáteis que também podem facilitar a sua vida na hora da lavanderia. Eles costumam secar rápido e não amassarem. Além disso, podem dispensar o uso de amaciantes, por conta da característica sintética de suas fibras, que não se descaracterizam facilmente. Aqui, outra das vantagens do tecido microfibra: ele dura muito! Com lavagens regulares e sem grandes atritos, esses tecidos costumam ter uma durabilidade bem grande com todas as características originais mantidas. Nada de deformação!
E as roupas?
O tecido microfibra pode te ajudar na hora do sono e da limpeza, mas você deve estar se perguntando: se ele é tão maravilhoso, por que não podemos vesti-lo? A resposta é: claro que podemos! Os tecidos microfibra são ótimos para as práticas de atividade física, pois eles são elásticos e conseguem se ajustar perfeitamente ao corpo sem atrapalhar a execução dos movimentos de qualquer exercício que você quiser fazer, inclusive os mais intensos.
Eles também são uma ótima opção para roupas intimas. O tecido microfibra pode ser muito mais fino do que um de origem natural. Isso nos leva a te contar um segredinho que pode mudar a sua vida: o tecido microfibra evita aquelas marcas que as roupas íntimas costumam deixar quando você opta por aquele look mais justo. Que maravilha, não…?
As microfibras são tão versáteis quanto incríveis para as mais diversas situações. O segredo aqui é o equilíbrio. Você pode combinar peças de algodão, por exemplo, com roupas íntimas de microfibra, ou então ter algumas combinações em que a microfibra esteja ali, discreta, apenas para complementar sua peça principal. Há ainda diversas opções de cores e de estampas para as roupas de microfibra. O limite é a sua imaginação.
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog e confira!