Cada vez mais os consumidores estão conscientes e isso impacta diretamente no mercado têxtil. Se você tem uma marca de moda, por exemplo, uma das formas indicadas para se destacar no mercado e garantir mais qualidade aos produtos é trabalhar com tecidos sustentáveis.
O número de pessoas que se preocupam com o meio ambiente e redução de impactos no planeta é crescente a cada ano. E garantir uma moda sustentável é imprescindível.
Pensando nisso, neste artigo, você vai entender o que são tecidos sustentáveis, a importância e como utilizá-los em suas produções. Vamos conferir? Continue a leitura!
O que são tecidos sustentáveis?
Os tecidos sustentáveis são fabricados com o objetivo de reduzir o impacto ambiental através de processos de produção que respeitam os recursos naturais. Também conhecidos como tecidos eco-friendly, são produzidos com materiais orgânicos, sintéticos ou artificiais com base natural.
Por serem produzidos com as matérias-primas anteriores, esses tecidos também são biodegradáveis.
E sabe o que significa ser biodegradável? Basicamente, é ter um processo de decomposição mais acelerado após o descarte. Isso representa menos riscos ao planeta, especialmente para os animais que vivem em oceanos e, frequentemente, sofrem com a ingestão de microplásticos.
A importância dos tecidos sustentáveis
A indústria têxtil é um dos mercados mais consumidores de recursos naturais, o que ocasiona poluição, gastos de água, emissão de gases de efeito estufa, liberação de resíduos perigosos em aterros sanitários, entre outros.
Entretanto, a partir do momento que você trabalha com tecidos sustentáveis, sua empresa deixa de contribuir com esse cenário preocupante e passa ser uma produtora que visa a qualidade e compromisso com um mundo mais consciente.
Os benefícios dos tecidos sustentáveis
Existem diversos benefícios de começar a trabalhar com tecidos sustentáveis em suas produções. Veja abaixo quais são os principais:
Redução do impacto ambiental
Já deu para perceber que os tecidos sustentáveis contribuem com a redução de impactos no meio ambiente, certo?
A produção desses tecidos consomem menos água e energia, reduz a poluição, evita a degradação do solo e desperdícios de recursos. Além disso, por serem biodegradáveis, têm um processo de reciclagem muito mais fácil e rápido. O Tecido Beach Listrado, da Manatex, apresenta essas características.
Apoio ao consumo consciente
Disponibilizar produtos com tecidos sustentáveis é uma forma da sua empresa participar de um movimento crescente e positivo globalmente. Como comentamos, cada vez mais as pessoas buscam formas de contribuir com a sustentabilidade.
O público que pratica o consumo consciente são fiéis à uma marca e não tem medo de investir em produtos que seguem a mesma linha de valores. Pensando na parte de vendas, isso é primordial para aumentar o faturamento da empresa e o ticket médio dos produtos.
? Confira também: Moda responsável – alternativas sustentáveis para o consumo consciente
Otimização de custos
Essa é mais uma das vantagens dos tecidos sustentáveis. Como são produzidos com matérias-primas orgânicas e recicláveis, consequentemente, apresentam um ótimo custo-benefício para a gestão de custos da empresa.
Exemplos de tecidos sustentáveis
Com ajuda da tecnologia, atualmente, é possível produzir diversos tipos de tecidos sustentáveis. Confira a seguir os principais:
Algodão sustentável
Você sabia que a produção do algodão tradicional é um dos vilões do meio ambiente? Isso porque consome diversos agrotóxicos e energia no seu processo de cultivo e produção.
Porém, o algodão sustentável vai contra o uso de pesticidas tóxicos e fertilizantes sintéticos, além de contribuir na redução do consumo de energia. Indicado para a produção de camisetas.
Aqui, na Manatex, fazemos parte do programa Sou Algodão, que trabalha com três pilares: ambiental, social e econômico. O movimento ajuda na conscientização coletiva e consumo responsável na moda.
Linho
O linho não necessita de agrotóxicos para o plantio, o que garante um desenvolvimento sustentável por si só. Outro ponto é que a sua semente, óleo e safra são totalmente aproveitáveis, ou seja, evita desperdícios. É muito utilizado para a produção de calças, camisas e blazers.
Modal
Sua composição é proveniente da casca da madeira e não apresenta elementos nocivos. Por proporcionar leveza e maciez, é perfeito para a produção de pijamas e lingeries.
Cânhamo
É produzido a partir de uma espécie de planta da cannabis. Não precisa do uso de pesticidas e o seu crescimento costuma ser rápido. Um dos seus principais diferenciais é a alta durabilidade comparado aos outros tecidos sustentáveis.
Liocel
O liocel é fabricado a partir de fibras extraídas da polpa da madeira. Não é utilizado processos químicos em sua produção. É muito utilizado no desenvolvimento de blusas e calças.
Seda
A seda é produzida pelos bichos-da-seda e, por natureza, é considerada sustentável. É um dos tecidos mais utilizados para a fabricação de peças de luxo.
Conheça os tecidos sustentáveis da Manatex!
Como visto até aqui, há diversas opções de tecidos sustentáveis. Se você não sabe por onde começar, vale a pena conhecer o tecido sustentável Eco Bio da Manatex.
Ele é de microfibra com fio elastano LYCRA®, fabricado com o fio Amni Soul Eco®, que possui ação biodegradável. Por se tratar de uma poliamida, ele pode ser usado em diversas peças: roupas de banho masculinas e femininas, camisas, calças, blusinhas… roupas para inúmeras situações com ação biodegradável!
Para conhecer um pouco mais das nossas opções de tecidos sustentáveis, clique aqui e veja com mais detalhes! E se você ficou com interesse em obter mais informações, basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos vendedores.
Vai ser um prazer proporcionar mais sustentabilidade para sua empresa!