Você provavelmente já se deparou com diversos tipos de tecidos por aí e, com um pouco mais de atenção, deve ter percebido que alguns deles ainda podem ter variação na composição. Como garantir que eles fiquem sempre bonitos depois de lavados, secos? Onde usar cada um? Para responder a essas perguntas, não é difícil. Confira o conteúdo completo!
Etiquetas para todos os tipos de tecidos
Nossa primeira dica é simples: olhe bem a etiqueta, não importa o tipo de tecido. Lá, você encontrará tudo o que você precisa para lavar e secar a peça de roupa com segurança. Os símbolos de etiqueta parecem confusos? Tudo sob controle, pois nós temos um texto completo aqui no blog que te mostrará que é muito simples ler etiquetas depois de conhecer melhor os símbolos. Mas é lógico que os cuidados com o tecido não se resumem somente à lavagem, então, segue mais dicas!
Onde usar cada tecido?
Para entender como usar cada um dos tipos de tecidos, primeiro é preciso entender a composição dele, também conhecidas como fibras. Entre as mais comuns, estão:
- Algodão;
- Poliamida;
- Poliéster;
- Seda;
- Linho;
- Viscose;
- Lã.
Algumas fibras, como as de algodão ou de viscose, são naturais, vindas de árvore. As sedas e lãs têm origem animal. Já a poliamida e o poliéster são sintéticos. O algodão, especificamente, é conhecido por ser fresco e ajudar na respiração da pele em dias mais quentes, por isso é ótimo para peças íntimas. Já os tecidos sintéticos, quando tramados de determinada maneira, são ótimos para práticas esportivas ou então para moda praia, mas essa já é uma outra questão para se entender melhor os tipos de tecidos.
A trama e a espessura impactam nos tipos de tecidos
A combinação entre a trama, ou processo de malha, e as fibras é o que dará origem aos tipos de tecidos que conhecemos. Tanto o jeans quanto o tricoline, por exemplo, têm como base o algodão, mas são bem diferentes. O tricoline é macio e fino, já o jeans é grosso e mais pesado, porém ainda confortável. Há ainda a possibilidade de se adicionar elastano ou poliéster à trama do jeans para que ele fique mais elástico ou maleável. Quem define isso é o fabricante. Nós já explicamos aqui no blog sobre os benefícios do tecido de microfibra, e também sobre os benefícios do jacquard.
Atenção na lavagem!
Diferentes tipos de tecidos exigem diferentes métodos de lavagem. Os tecidos mais frágeis, como lã ou seda, que indicarem lavagem à mão na etiqueta, precisam ser lavados com todo o cuidado. Encha um balde com água, adicione pouco sabão e deixe as peças de molho por pouco tempo, algo entre 5 e 10 minutos. Então, agite muito suavemente as peças, para não as danificar. Em seguida, enxague suavemente em água corrente e seque à sombra. Nessa hora, verifique se o tecido exige ser secado em alguma posição específica, como na horizontal, por exemplo. A etiqueta também trará essa informação.
Alguns tecidos, mesmo lavados na máquina, também exigem atenção. Você sabia, por exemplo, que jeans precisam ser lavados em ciclos suaves para evitar o desgaste das fibras por conta do atrito? E que lavá-los do lado avesso fará com que as tintas durem mais tempo? Peças com adereços, como botões, também podem danificar outros tecidos, especialmente os que tiverem tramas mais abertas. Atenção, portanto, na hora de separar suas peças para lavagem.
Como armazenar diferentes tipos de tecido?
Há tecidos que merecem atenção especial na hora de serem guardados. Você sabia, por exemplo, que a seda pode manchar se ficar muito tempo exposta à luz? Já as lãs precisam ficar bem secas e embaladas, para não correrem o risco de mofar. O couro, de tempos em tempos, precisa ser hidratado e limpo com pano, jamais com água corrente. Fique atento para não estragar suas peças favoritas!
Todos os tipos de tecidos merecem cuidados
Como você pode perceber, entender e cuidar dos diferentes tipos de tecidos não é tão difícil. Lembre-se sempre de conferir a etiqueta e as recomendações dos fabricantes, tenha bastante atenção na lavagem e no armazenamento e entenda as peculiaridades das diferentes composições. Por último, peça informações sobre a aplicabilidade dos tecidos em peças de diferentes coleções antes de comprar. Aqui na Manatex, por exemplo, você encontra todas essas informações de forma fácil. Há ainda uma série de processos que podem beneficiar vários tipos de tecidos, como os que promovem proteção UV ou impermeabilidade. Na dúvida, procure um especialista e não perca nossas dicas.
Para ter mais conteúdos como esse basta acessar nosso blog e ficar por dentro do que postamos lá!